25 de novembro, 2024
O Governo do Estado do Piauí publicou no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (22), o Decreto Nº 23.428/2024, que regulamenta a transferência de crédito acumulado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para produtores rurais regularmente inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado (CAGEP). A medida, com foco em fomentar o agronegócio, terá aplicação durante a Exposição Agropecuária do Piauí (EXPOAPI 2024), de 1º a 8 de dezembro de 2024.
Objetivo do Decreto
A nova regulamentação permite que produtores rurais utilizem o saldo credor acumulado de ICMS para adquirir máquinas e implementos agrícolas relacionados no Anexo II do Convênio ICMS 52/91, desde que esses itens sejam destinados à integração ao ativo imobilizado.
Regras para Transferência
O Decreto estabelece critérios específicos para garantir a transparência e o controle fiscal das operações:
Procedimentos e Fiscalização
Para validar as operações, os contribuintes deverão utilizar os códigos fiscais de operações e prestações (CFOPs) específicos:
A Secretaria de Fazenda do Piauí será responsável pela homologação das operações e poderá regulamentar procedimentos adicionais para assegurar o cumprimento do Decreto.
Impacto Econômico
A medida busca estimular o setor agropecuário, possibilitando que os produtores invistam em modernização de suas atividades por meio da aquisição de equipamentos essenciais durante o maior evento agropecuário do estado. A EXPOAPI é reconhecida como um importante impulsionador do agronegócio no Piauí, e o Decreto vem reforçar sua relevância para a economia local.
Para mais informações sobre esse conteúdo, entre em contato com nosso o Time de Consultoria Tributária.
Alexandre Linhares, Eduardo Martins e Wanessa Lima