Ministério da Fazenda Abre Consulta Pública sobre Regulamentação de Incentivos Fiscais e Creditícios para o Setor de Hidrogênio Verde.

11 de novembro, 2024

Tributário

O Ministério da Fazenda iniciou consulta pública para definir a regulamentação dos incentivos ao Marco Legal do Hidrogênio. O projeto, sancionado em agosto, busca impulsionar a produção, uso e comercialização do hidrogênio de baixa emissão de carbono no Brasil. A proposta abrange incentivos fiscais e creditícios destinados a fortalecer cadeias produtivas ligadas ao hidrogênio e apoiar a transição energética.

A consulta inclui o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono – REHIDRO e o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono – PHBC. 

O REHIDRO suspende a exigência do PIS/PASEP e da COFINS sobre as receitas de vendas de máquinas, materiais de construção e serviços para obras de infraestrutura necessária para a produção do hidrogênio verde. 

Além disso, tanto a indústria de produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono, como as que atuem no acondicionamento, armazenamento, transporte, distribuição ou comercialização, gerem energia renovável e ou produzam biocombustíveis (etanol, biogás ou biometano) para gerar hidrogênio de baixa emissão de carbono, desde que enquadradas no REHIDRO, podem emitir debêntures incentivadas (isenta de IR para pessoa física e 15% para pessoa jurídica).

O PHBC concederá crédito fiscal na comercialização de hidrogênio de baixa emissão de carbono e seus derivados produzidos no território nacional.

Com participação aberta a diversos setores e cidadãos interessados, o Ministério da Fazenda espera receber contribuições que sirvam para definir critérios de habilitação, controle, regras de seleção e priorização de projetos, percentuais de investimentos, harmonização com a Reforma Tributária, dentre outros pontos que necessitam de regulamentação.

O objetivo é que o Marco Legal do Hidrogênio contribua para o desenvolvimento de um mercado nacional competitivo no setor de hidrogênio verde, permitindo o uso dessa fonte em setores estratégicos e criando novos produtos e tecnologias alinhados aos objetivos de descarbonização da economia.

Participe clicando aqui.

Para mais informações sobre esse conteúdo, entre em contato com nosso Time de Incentivos Fiscais.

Conteúdo produzido por

Alexandre Linhares, Eduardo Martins e Wanessa Lima

Foto do autor Foto do autor Foto do autor

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos exclusivos.



    icone arrow
    Icone Whatsapp