09 de fevereiro, 2023
Após reunião da diretoria da ANEEL, foi aprovada na última terça-feira, dia 07 de fevereiro de 2023, a regulamentação do Marco legal da Geração Distribuída (Lei nº 14.300/2022), com ampla participação de diversos agentes do setor elétrico.
O processo que resultou na aprovação da regulação foi relatado pelo Diretor Hélvio Guerra, que destacou a preocupação da ANEEL de elaborá-la atentando-se, especialmente, ao que já estava definido na própria Lei nº 14.300/2022. A ideia da diretoria, portanto, na forma defendida pelo Relator, foi de garantir a segurança jurídica e o equilíbrio na geração distribuída.
Diversos temas sensíveis foram aprofundados e esclarecidos com a nova Resolução, inclusive contando com acréscimos decorrentes das sugestões realizadas em consulta pública, como:
Apesar das diversas opiniões em torno do tema, emitidas por agentes distintos do setor elétrico, a aprovação da regulamentação da Lei nº 14.300/2022, segundo a própria ANEEL, tem o objetivo de cumprir as disposições da própria lei e manter o nível de atratividade para os investidores.
A equipe de Regulatório & Energias de R. Amaral Advogados permanece à disposição para mais esclarecimentos sobre o tema.
Isso vai fechar em 20 segundos