07 de novembro, 2025
Em 30 de outubro de 2025, o Congresso aprovou o Projeto de Lei de Conversão originado da Medida Provisória nº 1.304/2025, voltada à redução dos impactos tarifários para os consumidores de energia elétrica, com destaque para a instituição de um teto permanente das despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
O texto aprovado, entretanto, incorporou diversas alterações em relação à proposta original, abrangendo temas que, até então, não haviam sido tratados durante a tramitação da MP nº 1.300/2025 (convertida na Lei nº 15.235/2025), que criou a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Nesse contexto, o Projeto de Lei busca promover a modicidade tarifária, disciplinar a atividade de armazenamento de energia elétrica, facilitar a comercialização do gás natural da União e incentivar o desenvolvimento de sistemas de armazenamento em baterias.
Atualmente aguardando sanção ou veto presidencial, o texto aprovado aborda, entre outros, os seguintes pontos principais:
A área de Direito Regulatório e Energias acompanha atentamente os desdobramentos da tramitação e está à disposição para esclarecer dúvidas e analisar os efeitos regulatórios e econômicos dessas decisões.
Adriano Huland, Lorenna Barros e Iara Cavalcante