Ministério de Minas e Energia aprova plano decenal de energia 2034, com destaque em energias renováveis.

15 de abril, 2025

Regulatório e Energias

Através da Portaria MME 831, publicada em 9 de abril de 2025, foi aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) o Plano Nacional de Expansão de Energia (PDE 2034). O projeto, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apresenta projeções e perspectivas acerca da expansão do setor em território brasileiro para os próximos 10 anos, abarcando o período de 2025 a 2034.

Nos estudos divulgados pela EPE, estima-se um crescimento médio das energias renováveis de 2,4% ao ano na Oferta Interna de Energia, sendo mantido o destaque já crescente para a energia eólica e solar. Também foi evidenciada uma projeção de aumento de participação da autoprodução e da geração distribuída, com previsão em 17% até 2034.

Outro ponto observado nos estudos da EPE foi uma previsão de maior diversificação da matriz elétrica brasileira nos próximos anos, com uma redução na participação de hidrelétrica, compensada pelo crescimento da geração de energia eólica e solar.

Estima-se que a energia hidráulica sofra uma redução de 55,8% (percentual de 2024) para 46,7% em 2034, enquanto a energia eólica poderá saltar de 15% para 17,2% e a energia solar de 3,4% para 5,8%.

O documento final ainda está pendente de publicação, porém todos os estudos que embasam o PDE já podem ser consultados no site da EPE.

É esperado que os estudos sirvam como norte para importantes decisões de políticas energéticas dos próximos anos, podendo ser utilizados como subsídio para a futura reforma do setor elétrico, prevista de divulgação para o primeiro semestre de 2025.

A área de Direito Regulatório e Energias permanece à disposição para esclarecimentos.

Conteúdo produzido por

Lorenna Barros e Joyce Mesquita

Foto do autor Foto do autor
Icone Whatsapp