2023 registra aumento no número de pedidos de Recuperação Judicial e Falência

28 de março, 2023

Falimentar

O ano de 2023 tem registrado significativo aumento no número de pedidos de Recuperação Judicial e Falência. Especialistas apontam reflexos da pandemia como um dos principais fatores para crise financeira enfrentada por diversos setores da economia.

Os indicadores econômicos do Serasa Experian já demonstravam recorde de companhias inadimplentes no final de 2022, o que levou a uma tendência de crescimento no número de empresas a recorrer a estes instrumentos jurídicos, como forma de renegociar dívidas, com possibilidade de concessão de deságios, além de carência para início dos pagamentos, prazos e condições de amortização diferenciadas, a depender da negociação junto aos credores.

Segundo números divulgados pelo Serasa, o ano de 2023 seguiu esta tendência de crescimento, de modo que, apenas em janeiro, foram registrados 92 pedidos de Recuperação Judicial, sendo 62 requeridas por Micro e Pequenas empresas, enquanto empresas de Médio e Grande porte somaram 15 demandas cada.

Comparando os números divulgados em janeiro de 2022, é possível observar um aumento de 25 requerimentos no número total de pedidos de Recuperação Judicial.

No que diz respeito aos pedidos de Falência, a mesma fonte registra 72 requerimentos em janeiro 2023: um aumento de 26 casos comparado aos números do mesmo mês do ano passado.

Desde 2005, com a promulgação da Lei nº. 11.101, atual Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência, estes institutos estão sendo cada vez mais utilizados como alternativas para superação de situação de crises financeiras. O procedimento visa, conforme art. 47 do referido diploma legal “a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica”.

A equipe de Direito Falimentar de R. Amaral Advogados está à disposição para eventuais esclarecimentos sobre estes importantes instrumentos jurídicos.

Fonte: https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/indicadores-economicos/.

Cadastre-se e receba os nossos conteúdos exclusivos.



    icone arrow
    Icone Whatsapp