27 de maio, 2025
Fortaleza entra no radar do turismo francês com uma operação inédita que fortalece a conexão direta entre a capital cearense e o mercado europeu. Entre os dias 19 e 23 de maio, a cidade recebeu a “Mission Salvador – Fortaleza”, iniciativa promovida pela Atout France, agência oficial de desenvolvimento turístico da França, em parceria com a Air France, que promoveu cerca de 200 encontros estratégicos entre operadores e agentes turísticos dos dois países. Essa ação reforça o papel de Fortaleza como uma ponte logística e comercial essencial para a Europa e o Caribe francês.
A operação acontece em um momento de expansão da malha aérea francesa no Nordeste, que, além da nova rota entre Fortaleza e Caiena, na Guiana Francesa, conta com o crescimento dos voos diretos entre Paris e as capitais nordestinas. Essa rede aérea ampliada solidifica Fortaleza como um hub internacional e abre um leque de oportunidades para a entrada de investimentos e instalação de empresas francesas no Ceará, aproveitando a infraestrutura moderna do Aeroporto Pinto Martins e a estratégica posição geográfica da cidade.
Marcas e grupos de destaque, como a tradicional Galeries Lafayette e o grupo farmacêutico Carré Opéra, participaram da missão, evidenciando o interesse francês em expandir negócios e estabelecer parcerias no Nordeste. O momento é ideal para o fortalecimento de laços comerciais, especialmente nos setores de turismo, comércio, serviços e infraestrutura, áreas que tendem a crescer com o aumento do fluxo de visitantes e investidores.
Com o turismo francês em franca expansão – que registrou aumento médio de 15% no número de visitantes ao Nordeste em 2024 –, Fortaleza oferece um ambiente propício para empresas estrangeiras, em especial francesas, estabelecerem suas operações no Brasil. O governo estadual e o setor privado têm implementado políticas de incentivo e simplificação para atrair investidores, garantindo segurança jurídica e facilitando a abertura de negócios no estado.
Além do impacto direto na geração de empregos e no desenvolvimento econômico local, o fortalecimento das relações comerciais com a França posiciona Fortaleza como um centro estratégico para investimentos internacionais, ampliando as oportunidades para empresas francesas que buscam diversificar e crescer no mercado brasileiro.
A equipe de Investimentos Estrangeiros do escritório está disponível para orientar investidores e empresas francesas sobre todos os aspectos legais relacionados à abertura e estruturação societária, garantindo um processo seguro e eficiente para quem deseja aproveitar essa nova fase de expansão econômica no Nordeste.
Eduardo Sonntag e Laura Valli